SOBRE O CLISERTÃO
O Clisertão – Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão tem lugar em uma das mais belas paisagens do Brasil: o Sertão do São Francisco, banhado pelo rio homônimo, que cruza quatro estados e deságua no Oceano Atlântico. Grande metáfora deste Brasil interior que se mostra ao mundo, o Sertão do São Francisco é uma das regiões com ritmo mais acelerado de desenvolvimento econômico, graças à grande produção de agricultura irrigada.
A imagem que se apresenta do Sertão do São Francisco contrasta com o imaginário popular sobre Sertão e a literatura do século XX ajudou a fixar as tintas ocres desse quadro. Discutir a literatura enquanto marca identitária de um povo e resultado de sua cultura é um dos desafios lançados pelo Clisertão, realizado pelo Governo do Estado de Pernambuco, em uma parceria entre a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Ciência e Tecnologia, através da Fundarpe – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco e da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina, com o apoio da Prefeitura de Petrolina.
Diferentemente de outros eventos literários, o Clisertão estabelece uma relação afetiva, multicultural e de intercâmbio entre os convidados nacionais, internacionais e locais como parte das ações, indo além das apresentações literárias ou das palestras, penetrando no Brasil profundo, no Brasil dos Sertões, através de intervenções descentralizadas em espaços urbanos, comunidades rurais e tradicionais da região, além das discussões acadêmicas em torno do livro, leitura e literatura, coordenadas pela Universidade de Pernambuco.
As atividades do Clisertão se desenvolvem nos eixos livro, leitura e literatura em diversos espaços da cidade de Petrolina.